Veja o que fazer para que seu filho não se envolva com uma turminha da pesada e se meta em problemas...
Boa ideia: conheça os amigos dos seus filhos assim que eles surgirem
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
A seguir, a especialista ensina boas lições aos pais, sobre o que é certo e errado fazer.
1. Conheça os amigos de seu filho de verdade.
2. Incentive o convívio deles dentro da sua casa, por mais que dê trabalho fazer lanche e dar atenção à tropa toda.
3. Converse com seu filho sobre filmes ou programas de TV que vocês assistem, mostrando os comportamentos bons e ruins dos personagens.
4. Valorize e elogie quando seu filho (de qualquer idade) tomardecisões e agir de maneira correta por conta própria, sem ser influenciado pela turma toda ou por apenas um colega.
5. Sempre frequente as festinhas e reuniões dos amiguinhos do seu filho, para saber como ele se comporta fora da escola. Isso também ajuda a conhecer melhor os pais dos colegas, o que é útil.
6. Atualize-se no que se refere à rotina de seu filho. A solução é acompanhar diariamente com quem ele está fazendo trabalhos de escola e os lugares aonde vai. Isso deve acontecer de maneira natural para os filhos não sentirem que isso é um controle abusivo, mas, sim, um cuidado corriqueiro e normal, diz a psicóloga.
Acompanhe a vida do seu filho de perto! Para isso, é bom:
· Observar o comportamento do seu filho. Se ele mudar de atitude depois que começar a andar com certas amizades, chame esses amigos para visitarem sua casa. Promova encontros para observar de perto o comportamento desses amigos e, mais ainda, as atitudes de seu filho com eles, orienta Marina.
· Conversar com seu filho ao perceber que os colegas são más companhias. Peça para ele falar sobre sua turma e questione as atitudes dele das quais não está gostando.
· Não ter medo de ser mais enérgica! Se tiver provas de que os amigos de seu filho estão aprontando, em último caso, proíba a convivência com eles. Há casos, como os que envolvem drogas, em que se torna necessário tirar o jovem de sua turma para que ele encontre e faça amizades mais saudáveis, completa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário